
Como a alimentação interfere com o sistema imunitário?
🍊🥦🍎🍐🍋🥬🍅🥑🥗
Sabemos que o sistema imunitário funciona como defensor do corpo humano e que tem uma importante relação com a nutrição.
Deste modo, existem certas vitaminas e minerais que atuam em seu beneficio, como o ferro (carnes vermelhas), vitamina C (frutas e vegetais), zinco, (lacticínios, carnes e cereais), vitamina A (peixes e lacticínios) e vitamina D (óleos de peixes e gema de ovo) que atuam como mediadoras de interleucina 1 e 2 e ajudam na proliferação de células T, células estas que têm uma função ativa no sistema imunitário.
O funcionamento deste sistema depende da nutrição, mas também da idade, fatores genéticos, metabólicos ou ambientais, por exemplo. Contudo, a nutrição tem influência no sistema imunitário tal como em outros sistemas do corpo humano! Devemos então privilegiar sempre uma alimentação equilibrada, completa e variada, de forma a incluir todos os macro e micro nutrientes necessários ao nosso bem estar!
Segundo a evidência cientifica, a nutrição regrada tal como o exercício físico são benéficos na resposta imunológica, isto como estilo de vida saudável e não apenas em determinados momentos como medida preventiva de algum contágio.
Para prevenir o contágio pelo Covid-19 siga as orientações da OMS, SNS ou DGS e proteja-se a si e aos que o rodeiam!